Nikola Meeuwsen

Os críticos elogiam Nikola Meeuwsen (nascido em 2002) pela sua rica paleta de cores, visão artística cativante e estilo pessoal, que equilibra poder com poesia.

Ele inspira-se profundamente no estilo individualista e expressivo de músicos da era romântica, como Horowitz, Cortot, Heifetz, Kreisler, Rachmaninov, Cziffra e Gould.


Nikola tornou-se o primeiro pianista holandês a ganhar o primeiro prémio no Concurso Rainha Elisabeth, em Bruxelas, em 2025. Mais tarde nesse ano, Janine Jansen nomeou-o Artista Residente para o seu Festival Internacional de Música de Câmara de Utrecht, em 2026.


Conhecido pela sua profundidade musical, rica paleta de cores e brilhantismo técnico, o recital a solo esgotado de Meeuwsen na famosa série Master Pianists do Concertgebouw, em Amesterdão, foi aclamado universalmente. Já um solista muito procurado nas salas de concerto de toda a Europa, a temporada 2025/26 vê Meeuwsen embarcar em grandes digressões de recitais pela China, Coreia e Japão, bem como pelo Brasil.


Outros destaques da temporada incluem apresentações com a Filarmónica do Luxemburgo, a Filarmónica de Roterdão, a Rádio Norueguesa, a Orquestra de Câmara de Estugarda e a Filarmónica dos Países Baixos, onde substituirá Maria João Pires, trabalhando com maestros como Ricardo Minasi, Tarmo Peltokoski, Marc Albrecht, Martin Rajna, Thomas Zehetmair, Antony Hermus, Holly Hyun Choe e Richard Egarr.


Meeuwsen estreou-se a solo no Concertgebouw, em Amesterdão, em 2024, e já atuou com orquestras como a Orquestra Nacional da Bélgica, a Residentie Orkest, em Haia, a Kammerorchester Essen e a Orquestra Sinfónica de Praga.


Músico de câmara dedicado, Meeuwsen já colaborou com artistas consagrados, como Janine Jansen, Augustin Dumay, Denis Kozhukhin, Inmo Yang e Yamen Saadi. Ele também se apresenta regularmente com seu professor e mentor, Enrico Pace.


Meeuwsen foi reconhecido como um músico talentoso desde tenra idade, vencendo o Concurso Steinway aos nove anos e recebendo o Prémio Jovem Talento do Concertgebouw em 2019. Ele estuda com Marlies van Gent desde 2010 e com Enrico Pace na Accademia Pianistica em Imola desde 2014. Desde 2022, é artista residente na Queen Elisabeth Music Chapel, onde estuda com Frank Braley e Avedis Kouyoumdjian.


Na sua cidade natal, Haia, Meeuwsen toca num piano de cauda Bösendorfer emprestado pela O Fundo Holandês para Instrumentos Musicais (NMF).



Pianist